In preparativos

Preparativos para o casamento: Por onde começar?

Olá, noivinhas! :D

Eu fiquei noiva recentemente e, assim como vocês, no início não fazia ideia por onde começar a organizar tudo. No início parecia fácil, depois haviam tantos detalhes, contratos, que eu não tinha ideia se começava pelo mais fácil ou pelo mais difícil.

No momento ainda faltam cerca de 9 meses para o meu casamento, mas até lá vou compartilhar no blog cada detalhe dos meus preparativos, incluindo o que eu aconselho a ser feito primeiro, apesar de não ter sido a primeira coisa que eu fiz, rsrsrs. Ok! Erro meu! Mas você, faça isso, tenho certeza que vai te ajudar muito.


O melhor a se fazer antes de qualquer coisa, é a lista de convidados. Porque? Bom, você vai ter a ideia primordial da quantidade de pessoas que estarão no seu casamento, isso é muito importante por diversos motivos.

1. NA ESCOLHA DO LOCAL DA FESTA/CERIMÔNIA.

Imagine que você tem uns 300 convidados na sua lista e o espaço que você considera perfeito só cabem 150 pessoas, por exemplo. E aí? Onde você vai colocar as outras 150? Mas e se você já tiver fechado o local antes de ter feito a lista? Ferrou! Ou você cancela o contrato, que muitas vezes gera multa ou só metade do dinheiro pago de volta, ou corta 150 pessoas da sua lista. 

Por isso é muito importante saber quantas pessoas você vai convidar, são 100 pessoas? Procure um espaço que caiba um pouco mais que isso e pronto, seja feliz. 

Além do mais, imagine que você fechou o local antes de ter feito a sua lista de convidados, no entanto, o local é muito longe, o acesso é difícil, nem todos têm como irem de transporte próprio e precisam muito caro em um táxi, por exemplo. Por mais que o casamento precise ser a nossa cara e do nosso jeito, nós fizemos questão de convidar algumas pessoas, então diversas coisas também precisam ser pensadas para os convidados.

Por isso, lembre-se sempre: Antes de fechar contrato com o local da festa/cerimônia, tenha em mente quais serão os seus convidados.

2. AO CONTRATAR DOCES/BEM-CASADOS.

Eu sei que é feio, mas acontece que sempre tem alguém em algum casamento que faz a indelicadeza de levar mais doces do que o necessário. Eu pelo menos conheço alguém que faz isso em toda festa de casamento. rsrsrs. Agora, imagine só, você pretende apenas convidar 100 pessoas e contrata 100 bem-casados e doces suficientes para uns 5 por pessoa. O problema: Um vem e leva mais do que o necessário e alguém fica com menos, ou pior, sem nada. 

Ou então, você contrata 100 bem-casados, um pra cada, sem ter feito a lista antes, mas quando vai fazer percebe que na verdade são uns 200 convidados. Você vai gastar mais ao contratar uma segunda remessa de doces, sendo que comprando tudo de uma vez só poderia até ter um desconto bacana.

Claro que a questão aqui não é gastar rios de dinheiros para os convidados saírem com os bolsos cheios, mas sim ter em mente que existe a possibilidade de uma margem de erro na quantidade, por isso é importante saber quantas e quais pessoas vão, para saber a quantidade suficiente de doces e bem-casados. 

Agora lembre-se: Vai contratar os doces e bem-casados? Saiba quantos e quem são os seus convidados, isso vai ajudar muito.

3. AO CONTRATAR AS LEMBRANÇAS.

Esse é o óbvio. Quantas lembranças você vai contratar para a quantidade de convidados que você ainda não sabe? 

Lembre-se: Vai contratar as lembranças? Lembre-se da quantidade de convidados. O importante nesse caso é ser assertivo, para que não faltem ou sobre muitas lembranças.

4. AO CONTRATAR O BUFFET.

Muito importante! Minha orientadora do TCC já dizia: "É melhor pecar pelo excesso, do que pela falta", então, na hora de contratar o buffet, saiba quantos convidados vão e deixe uma pequena margem de erro, caso venha a ter mais convidados. O buffet normalmente sempre faz um pouco de comida a mais para que não falte, mas é bom se precaver.

Lembre-se: Vai contratar buffet? Olha a lista de convidados, ein.

Para tudo que se vai fazer no casamento, a lista ajudará. Esse é o recado! 

Não sabe por onde começar? Senta e faz a sua lista que eu tenho certeza que tudo fluirá com mais facilidade, sabendo números de convidados, você conseguirá definir melhor a quantidade de tudo, o tamanho do espaço, a logística da festa, onde cada convidado poderá sentar e até o valor total da festa.

Sua lista de convidados é muito importante, não esqueça dela e nem deixe ela no cantinho pra depois ver, depois alterar ou depois atualizar. Corre nela agora e releia pra ter certeza de tudo.

Me conta aí como você fez a sua lista e como ela te ajudou, eu quero muito saber. :D 







Related Articles

0 comentários:

Postar um comentário