In casamento cerimonia festa fotografia noiva

Como escolher o seu fotógrafo de casamento

Oie, gente!

Pesquisando algumas fotos de inspiração pra colocar no blog, fiquei pensando na importância do fotógrafo nos casamentos, né? Se não fosse aquele cara que "só aperta um botão", os noivos não teriam registros fantásticos para relembrar sempre do seu grande dia.

Então, não preciso nem dizer o quanto um fotógrafo é importante para o casamento, não é mesmo? Diante disso, eu decidi ajudar você, que vai casar, a escolher o fotógrafo do seu grande dia, com a certeza que você irá escolher alguém dedicado, com compromisso e, é lógico, qualidade, pois todas nós, noivas, não queremos apenas alguém para tirar umas fotos, mas sim alguém para superar as nossas expectativas.

Ao final deste post, eu ainda vou deixar uma lista com alguns fotógrafos de Fortaleza que eu admiro muito.

Fotografia: Arthur Rosa

1: Pesquise bastante.

Parece o óbvio, não é? Mas a verdade é que tem gente contrata o fotógrafo por indicação e não porque pesquisou muito e se apaixonou por aquele trabalho. Imagine só que alguém te apresentou uma pessoa e você nem a conhece direito e no outro dia vai casar com ela. Loucura, não? hahahah Com o seu fotógrafo é do mesmo jeito. Você precisa conhecer, gostar do trabalho, se apaixonar pela forma como ele fotografa e só depois fechar contrato. Do que adianta fechar contrato com alguém que você nem conhece, ou pior, não gosta. Imagina como será quando você estiver olhando as suas fotos depois? Isso se elas chegaram né.

Por isso, pesquise no Google, leia comentários, veja se outras noivas indicam, e, é claro, confira todas as fotos do fotógrafo pra ter certeza que ele é bom que você vai gostar das suas fotos. Afinal de contas, não tem como saber se as suas fotos vão ficar boa, então você precisa ter como referência os outros trabalhos dele.

Também é legal escolher um fotógrafo que tenha um estilo parecido com o seu. O que eu quero dizer é que você deve escolher um fotógrafo que curta fotografar à sua maneira, se você quiser fotos no estilo fotojornalístico, que é onde os noivos não precisam fazer pose, mas sim curtir tranquilamente a festa, enquanto o fotógrafo vai tirando as fotos espontaneamente, ou se você quer fotos mais posadas mesmo e álbum no estilo daquele álgum de casamento da sua avó, então você precisa pesquisar um fotógrafo que goste fazer à sua maneira e que tenha o estilo que você deseja.

Fotografia: Clécio Albuquerque

2: Tenha em mente quanto você pode gastar.

Vale a pena sim gastar mais pra ter um bom fotógrafo, mas eu sei que ás vezes não temos como gastar tanto assim, né? Alguns profissionais são mais caros, pois estudaram mais ou tem equipamentos mais caros, portanto eles cobram mais pelo trabalho deles e isso é completamente normal.

Mas pra não correr o risco de contratar um fotógrafo que você não pode pagar, é melhor definir até quanto você pode gastar com essa parte de fotografia do seu casamento. Saiba que tem fotógrafos que cobram menos, mas que possuem um trabalho de ótima qualidade e podem sim te entregar um material maravilhoso e que vai te fazer relembrar todos os momentos do seu grande dia. 

Lembrando que um fotógrafo barato demais, pode acabar se tornando o barato que sai caro. Cuidado com isso, ein.

Fotografia: Tiago Guedes

3: Tenha afinidade com o profissional.

Sabe aquela história de pesquisar muito e escolher um fotógrafo que faça o seu estilo? Pois então, aqui é escolher alguém que você tenha afinidade e pra isso acontecer, você deve escolher alguns fotógrafos que você gostou muito e fazer uma visita à todos, pode ser uma reunião no escritório deles ou sair pra tomar um café, por exemplo.

Dessa forma você pode olhar o trabalho do fotógrafo mais de perto e conversar realmente com ele, ali ao vivo e a cores. Diante disso, é possível se "o santo bateu", sabe? Você também não vai querer um fotógrafo que você ODEIA no seu casamento, né? hahahah Imagina só você lá casando e direto olhando para aquele fotógrafo que você teve que contratar só porque sua prima disse que era bom. Não cai nessa! 

O legal mesmo é ter alguém que você gosta, até porque vão passar um dia inteiro juntos e é preciso que seja alguém que você tenha afinidade.

Fotografia: Pescadores de Emoções

4: Contrato! Sempre!

Também parece óbvio, mas existem sim profissionais que não fornecem contratos para o cliente. Eu, particularmente, não confiaria em um profissional que não tem contrato, isso me parece atitude de alguém amador e sem compromisso.

Lembre-se que o contrato é a sua garantia para absolutamente tudo, é naquele pedaço de papel que vai conter tudo o que você direito, como os serviços a serem prestados, os horários de início e fim do trabalho, número de fotos a serem entregues e todos os prazos, além disso, também é uma forma de você ter certeza que o fotógrafo é de confiança e vai te oferecer tudo o que você tem direito.

Por isso, lembre-se: Peça sempre o contrato. Sempre!

Fotografia: Clécio Albuquerque

5: Tudo pode (e deve) ser conversado.

Pronto! Você já escolheu o seu fotógrafo, mas ainda tem dúvidas e até algumas sugestões. Não tenha medo de perguntar, é sempre importante conversar sobre tudo antes de fechar o seu contrato e incluir na pauta assuntos como a locomoção do fotógrafo, hospedagem e alimentação. A logística deve ser pensada antes mesmo de você decidir assinar o contrato. Por isso converse sempre com o seu fotógrafo, sobre t-u-d-o!

Depois de decidido tudo, é só correr pro abraço. :D

Fotógrafo: Arthur Rosa

E ai? Curtiu o post? Essas dicas vão te ajudar a encontrar o fotógrafo perfeito pra você? Quais outros critérios vai utilizar (ou utilizou) pra escolher o fotógrafo do seu casamento? Me fala tudo nos comentários. :)

Aproveitando o assunto de fotografia de casamento, eu decidi criar uma lista de alguns fotógrafos que eu gosto muito daqui de Fortaleza. Então se você é de Fortaleza e ainda não escolheu o fotógrafo do seu casamento, aqui vai algumas indicações MUITO boas.







É isso aí, gente. Esses são os três fotógrafos que eu mais gosto daqui de Fortaleza, vocês podem conferir outros trabalhos deles clicando no nome deles, ok?

Me falem aqui nos comentários o que vocês acharam.

Beijos! xx

Related Articles

19 comentários:

  1. Lindo post. Uma honra ser lembrado assim. É com muito amor que faço meu trabalho e espero fazer ainda por muitos anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço o seu comentário, Tiago. O seu trabalho é excelente e merece ser reconhecido mesmo. Abraços.

      Excluir
  2. Dicas ótimas não só para casamento, mas para qualquer tipo de ensaio book haha aqui onde moro só tem um fotógrafo relacionado a casamento Ele arrasa!! Suas dicas foram ótimas amei o post beijos ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, vale pra qualquer coisa que precise de um fótografo, né? hehe Que bom que você gostou, beijinhos. <3

      Excluir
  3. Eu acho que não só no casamento, mas numa festa importantes um bom fotógrafo é essencial porque é graça a esse profissional que aquele momento tão especial vai ficar registrado para sempre. Costumo dizer que depois dos noivos o fotógrafo é a pessoa mais importante da festa hahaha amei o post <3

    ResponderExcluir
  4. Amei suas dicas! O legal dessa busca pelo fotógrafo é que ele acaba transmitindo também a personalidade do casal através das fotos, então o uso de certo efeito, ou o lugar onde tirar a foto, a técnica, incrível! Post incrível! Bjs e até a próxima.

    ResponderExcluir
  5. Sem dúvida , esse item não pode falhar, com tanta correria acabamos não registrando os momentos, e se não tiver um profissional qualificado para registrar, ficará só nas lembranças.
    Então nunca arrisque rsrs, amei o post. Sucesso!

    ResponderExcluir
  6. Ainnnn
    Que lindoooo s2

    Amei o post as dicas, eu já tenho um profissional que quero para meu casamento, o nome dele é Renato d Paula ele é excepcional porém careiro, agora preciso arrumar muita grana para fazer hahaha

    Mais fico imaginando como vai ser, fico só sonhando rs. Quero tudo que tenho direito no meu casório e com certeza as melhores fotos s2

    bju byjessymore.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Amei o click do Tiago Guedes. Eu não tenho nenhum amigo fotógrafo. Mas sou daquelas que o santo tem que bater, sabe? Se meu santo bater com o dele/dela é afinidade certa, eu vou sentir a vontade. Eu fico sonhando com esse momento, quero um fotografo que seja minimalista também, e que capture os minimos dos minimos detalhes, acho muito lindo! Parabens pelo post e pelas dicas! Mega beijo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que gostou do meu olhar. Sabe, Fazemos com muito amor e entrega. Ali nas fotos deixamos um pouco de nós. Em cada história tem um pedacinho do fotografo. É assim que vejo minha fotografia. Até breve e vamos contar essa história.

      Excluir
  8. Eu acho que já vim no seu blog pela interação outras vezes e o post foi certeiro. Hoje não foi diferente! Acredita que estou pensando nessa coisa de fotógrafo para o casamento??? E eu ameeeei as dicas, de verdade. Tudo o que eu precisava saber mesmo para não dar mole na hora de escolher meu fotógrafo. E adorei as suas indicações, pena que são de Fortaleza e eu sou de Vitória. Mas valeram como inspiração <3

    ResponderExcluir
  9. Amei os clicks dos fotógrafos citados. Não só em casamentos mais qualquer ocasião onde tenhamos que contratar um fotografo temos que avaliar tudo. Fotos que demonstram a emoção são as melhores. E suas dicas são realmente valiosas. Parabéns pelo post e obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
  10. Esse post ficou ótimo e essas dicas são SUPER ÚTEIS não só para escolher o fotógrafo na hora do casamento, mas em todo tipo de evento!
    Falo isso porque minha mãe tem um buffet e minha irmã é fotógrafa, então, presencio muitas noivas (os)/debutantes/aniversariantes preocupadas (os) com a comida, a bebida, a roupa, o salão, mas esquecem do fotógrafo, que é, sem dúvida, um dos maiores anfitriões de todo o evento!
    As pessoas esquecem que o fotógrafo é quem vai registrar aquele momento que ficará guardado pro resto da vida. Então, a importância no momento da escolha é CRUCIAL!
    E as pessoas precisam tirar da cabeça que pra ser fotógrafo é "só ter uma câmera boa"! Existe técnicas e estudos pra isso, assim como qualquer outra profissão! Por isso, é super importante valorizá-los!
    Em relação ao tipo de fotografia, eu amo as de estilo fotojornalísticas, como você disse. Acho que uma expressão espontânea fala mais do que mil palavras, e elas transmitem isso de uma maneira muito bonita! Convivendo com uma irmã fotógrafa, aprendi um pouco sobre esse universo! rs
    Parabéns pelo post, Ary! Tô adorando teu blog! Muito conteúdo bom! Um beijo!

    http://nataliasemh.com

    ResponderExcluir
  11. Adorei as dicas. Eu to noiva e quero me casar ano que vem. Ainda não tem nada certo, etamos juntando dinheiro para começar a ver os lugares, sabe como é. mas uma coisa eu tenho certeza, quero um fotógrafo bem legal! Sou apaixonada por fotografia e já sou super exigente com as fotos que tiro pro blog, imagina no meu casamento? haha Anotei as indicações! Adorei o post e as dicas. Muito obrigada. Beijos

    ResponderExcluir
  12. Adorei esse post! Utilidade pública pras os pombinhos de plantão. E eu acho que o mais importante da lista é ter uma afinidade com o fotografo, pra que tudo saia da forma como o casal gostaria que saísse.

    ResponderExcluir
  13. Adorei e todas as suas dicas são de extrema importância. Não vejo a hora de organizar o meu e passar por tudo isso, pra algumas pessoas podem parecer loucura mas é prazeroso lidar com todas essas etapas para o grande dia. Quando eu casar vou seguir tudinho viu? Beijos <3

    ResponderExcluir
  14. Olá.
    Excelente post e ajuda muito aos noivos.
    Pretendo me casar no próximo ano e já guardei todas as suas dicas para contratar um bom fotógrafo.
    Bjos

    ResponderExcluir
  15. Olá
    Amei suas dicas serão muito uteis , ainda falta um tempo para o meu casamento mas já estou planejando tudo para que seja perfeito !

    ResponderExcluir
  16. Que massa! Muito obrigado pelo destaque, ainda não tinha visto.
    Parabéns pelo post esclarecedor.

    ResponderExcluir