In casamento diy prewedding

Tudo o que você precisa saber sobre pré-wedding


Depois de muita ansiedade, finalmente tá chegando o grande dia do pré-wedding? E você ainda não pesquisou nada sobre isso e não sabe por onde começar? Calma!

Hoje eu, junto com a Fotógrafa Amanda Chaves, da Ameixas Fotografia, vamos bater um papo com você para te dar todas as informações necessárias antes de você fazer a sua sessão de fotos pré-casamento, certo? 

Bora lá? ;)


Mas, afinal de contas, o que é pré-wedding? A tradução do termo é, literalmente, pré-casamento. Isso significa que uma sessão pré-wedding são aquelas fotos que os noivos tiram antes do casamento.

Há algum tempo essas fotos não existiam da forma como existem hoje, eram feitas em estúdio ou somente no dia do casamento mesmo, onde se resumiam apenas a carro da noiva, igreja, cortando o bolo, brinde entre os noivos e etc. Sim, bem clichê! Mas, para a época, era OK.

Claro que isso mudou. E mudou muito! Hoje os noivos têm diversas opções e podem fazer uma sessão de fotos antes do casamento para começar a sentir um gostinho do grande dia e ainda utilizar as fotos na decoração do casamento.

Legal demais! Mas muitas noivas ficam cheia de dúvidas e inseguranças antes da sessão de fotos, o que é super normal, mas para te ajudar completamente, vamos separar por partes, tá? 




O que fazer antes do pré-wedding?


  • Defina qual o estilo da sessão de fotos. É mais comum? Vai ter algum tema? Vai contar alguma história? Tudo isso também vai influenciar em outros pontos a serem escolhidos.
  • Escolha as roupas. Se for comum, vocês podem escolher roupas que sejam mais leves e claras, assim vocês ficarão confortáveis e a roupa não vai se sobressair, deixando o que é mais importante aparecer mais: Vocês. É claro que se o ensaio for temático, vocês devem escolher a roupa de acordo com esse tema.
  • Defina qual o local. Na hora de escolher o local das fotos, vocês podem pensar em vários fatores para influenciar na escolha, por exemplo: Se o local faz parte da história de vocês, se tem algum significado, se combina com vocês ou com o estilo da sessão de fotos, se é necessária alguma autorização para fazer a sessão de fotos nesse local, se tem algum ambiente, como um banheiro, onde seja possível trocar de roupa, caso vocês tirem fotos com roupas diferentes, é claro, e por fim, se o local é apropriado para tirar fotos, se não é perigoso e se o acesso é fácil.
  • Escolha o horário. Vocês querem fotos no nascer do sol? No pôr do sol? Ao meio dia? Pense no horário também pensando no local, roupas e estilo das fotos. Tudo contribui.
  • Você quer acessórios? Acessórios podem ser plaquinhas, lousas ou outros objetos para fazer fotos mais divertidas e com brincadeirinhas. Se esse for o estilo de vocês, no mercado existem diversas opções de acessórios para pré-wedding, é só escolher o que mais combina com vocês. 
  • Hora de escolher o fotógrafo. Mas porque escolher somente depois de definir tudo do ensaio? Isso porque você já terá decidido muita coisa importante, como dia e horário, e pode dizer isso ao fotógrafo para que ele diga se pode fotografar nesse dia ou não ou, ainda, se dá para ajustar a agenda dele para esse dia. É claro que se você não tem ideia do que escolher, o fotógrafo é a melhor pessoa a te orientar, por isso escolha aquele que melhor faz o seu estilo e converse bastante.
  • Quanto tempo antes do casamento fazer o ensaio? Essa é a dúvida mais frequente de todas as noivas. Não existe uma data correta, alguns fotógrafos dizem 2 meses, outros mais meses. Mas tudo depende com o que você vai utilizar essas fotos. Pense assim, você precisa dar um tempo para o fotógrafo editar a fotos, você receber, fazer um Save The Date, mandar para a impressão ou ainda mandar fazer o quadro para o casamento, caso vá fazer uma dessas coisas. Tudo isso precisa de tempo. No meu caso, por exemplo, vou fazer meu ensaio com 5 meses de antecedência.




O que fazer durante o pré-wedding?


  • Confie no fotógrafo. Muitos noivos ficam nervosos e isso acaba atrapalhando, fique calmo e confie no fotógrafo. Não precisa ficar pedindo para ver na câmera dele como as fotos ficaram ou ansioso para começar/terminar logo. Respire fundo e se deixe levar pelo momento, o fotógrafo saberá o que fazer.
  • Não fique com dúvidas no dia do ensaio. Tudo o que você precisar saber, pergunte ao fotógrafo antes do ensaio e nunca no dia. Não vá com perguntas sem respostas para o ensaio.
  • Não leve várias pessoas para o ensaio. Parece estranho dizer isso, mas é importante total privacidade, há não ser que, é claro, o local seja público e as pessoas fiquem olhando. De qualquer forma, não tem necessidade levar uma plateia para ver o ensaio e correr o risco de deixá-lo nervosos e tímidos, atrapalhando a desenvoltura das fotos.
  • Sem pose pronta, aja pela emoção. Não precisa se preocupar com quais poses fazer ou como se comportar, pense que você ama muito seu(sua) noivo(a) e que, naquele momento, são só vocês dois e mais nada. Lembre-se em confiar no fotógrafo.
  • Relaxe e divirta-se. Sem neuras, apenas relaxe e seja você mesmo(a).



E depois do pré-wedding?

Ninguém nunca diz isso, mas e depois? O que fazemos? Novamente, confie no seu fotógrafo, aguarde suas fotos e comece a organizar suas ideias para saber o que fazer com elas.

Para ajudar, clique aqui e confira um vídeo onde eu ensino a fazer um mural de fotos, onde você pode utilizar as fotos do seu pré-wedding.


É isso aí, gente!

Espero que vocês tenham gostado e que eu tenha conseguido ajudar vocês.

Me falem nos comentários quais outras dúvidas vocês têm com relação ao pré-wedding que eu ou a Amanda podemos responder, tá certo?

Até o próximo post.

Related Articles

0 comentários:

Postar um comentário